FRATURA

O QUE É?

Fraturas no tornozelo estão geralmente ligadas às saliências ósseas na parte interna e externa do membro, chamadas maléolo lateral e medial. Em alguns casos, a parte posterior da articulação também pode sofrer uma fratura, próximo à tíbia. Quanto mais cedo a intervenção for realizada, o paciente terá uma melhor reabilitação. Após a lesão, o osso começa a calcificar ("colar") entre três e seis semanas, estendido em até seis meses. O diagnóstico precoce evita que o osso cole errado, algo que pode complicar a evolução do caso.

POSSÍVEIS CAUSAS

É um tipo de lesão comum, normalmente causada por alguma torção do tornozelo, capaz de impor força suficiente para levar à quebra dos ossos. Pode ser causada também por impacto direto, queda, pulo ou pouso desajeitado, como na prática de alguns esportes.

POSSÍVEIS SINTOMAS

Pode resultar em um som de estalo, seguido de muita dor, dificultando ou impossibilitando o paciente de caminhar. Normalmente, incha rapidamente a região. Em alguns casos, implica em exposição óssea (quando o osso sai da pele) ou leva o tornozelo a formatos incomuns, como se estivesse deslocado.

POSSÍVEIS TRATAMENTOS

Em caso de uma fratura simples, o tratamento pode levar a envolver o pé em um molde de gesso ou botas, impedindo que ele tenha sobrecarga de peso com o uso de muletas. Aliado a isso, o médico pode receitar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, para facilitar a cicatrização sem tratamento adicional. No caso de fraturas mais graves ou de instabilidade, a cirurgia pode ser necessária para fixar os ossos no lugar, com a utilização de placas, parafusos e fios, evitando a movimentação da região. O tipo de tratamento vai depender de cada osso e do grau de desvio.

LUXAÇÃO

O QUE É?

A luxação acontece quando dois ossos perdem a harmonia articular, ou seja, a articulação é privada de sua anatomia habitual, porque um dos ossos se move em outra direção. Popularmente, esse tipo de lesão é conhecido como um "deslocamento", quando o osso sai do lugar.

POSSÍVEIS CAUSAS

A maioria acontece em função de algum trauma no tornozelo ou na articulação. Geralmente causadas por queda, acidente ou, na prática de algum esporte.

POSSÍVEIS SINTOMAS

Os principais sintomas envolvem dor, mobilidade reduzida, dormência, edema (inchaço) e deformidade, por conta do osso em desvio. Em alguns casos, pode envolver fratura e ruptura de ligamento.

POSSÍVEIS TRATAMENTOS

O médico fará a avaliação do grau da lesão e do tratamento a ser iniciado. Em geral, luxações simples são resolvidas com a recolocação dos ossos na posição correta. Em casos mais graves, após esse procedimento, pode ser necessária a imobilização do membro por um ou dois meses, para que a articulação se mantenha estável e se recupere totalmente. Para o caso de situações complexas, em que ocorre lesão de nervos, ligamentos e vasos sanguíneos, a cirurgia pode ser indicada para corrigir a disfunção. Durante a recuperação, o médico pode ainda indicar anti-inflamatórios, sessões de fisioterapia e, para o caso de atletas, o regresso ao esporte de forma gradual.

Especialistas Osten

Dr. Leandro Marques Miranda

Especialista em e Tornozelo

CRM 203.432 / RQE 24.614

Dr. Tiago Mascarenhas

Especialista em Pé e Tornozelo,
Ortopedia Infantil e Oncológica

CRM 161.318 / RQE 97.608 / TEOT 14.649

AGENDE SUA CONSULTA

Fale conosco

Dúvidas ou informações? Entre em contato conosco.

Av. Cassiano Ricardo, 601

8º andar sala 82 | Edifício The One

Parque Residencial Aquarius | CEP: 12246-870

São José dos Campos | SP | Brasil

12 99657-0026

12 3308-5450

contato@ostenortopedia.com.br