FRATURA

O QUE É?

A fratura no ombro é uma lesão óssea que ocorre após um trauma que pode ocorrer por diversos fatores. Essa ruptura é mais comum entre os pacientes idosos devido a uma menor qualidade dos seus ossos ou em pacientes mais jovens após traumas de maior energia.

POSSÍVEIS CAUSAS

O tipo mais comum é a fratura da clavícula e acontece em todas as idades, sendo, na maioria das vezes, no meio do osso. Suas maiores causas são a prática de esportes, quedas ou algum acidente automobilístico.

As fraturas no úmero (osso que liga cotovelo ao ombro) são menos comuns, mas podem ser causadas principalmente por dois motivos: por acidentes de moto e pacientes com idade mais avançada. Isso também pode estar relacionado à osteoporose.

Já as fraturas de escápula (osso triangular, achatado, localizado na parte posterior do tronco e mais conhecido como omoplata) são constantemente ocorridas devido a um trauma de alta intensidade, como queda de moto ou bicicleta. Acidentes automobilísticos também podem causar esse tipo de fratura.

POSSÍVEIS SINTOMAS

Horas ou dias após o trauma, o ombro pode apresentar um aumento de volume e um hematoma que pode se espelhar até o cotovelo.

POSSÍVEIS TRATAMENTOS

No caso de fraturas onde não há desvio, elas podem ser tratadas com imobilização em tipoia. O tempo de imobilização pode variar de acordo com o tipo da sua fratura.

Caso a fratura tenha algum desvio, em primeiro lugar, elas devem ser analisadas cuidadosamente pelo médico e podem exigir um procedimento cirúrgico.

A fixação pode ser feita de algumas maneiras, como a passagem de pinos rosqueados, placas ou parafusos, próteses especiais ou até amarrias com fios inabsorvíveis, mas isso depende do tipo da fratura ocorrida.

LUXAÇÃO

O QUE É?

A luxação no ombro acontece quando os ossos que compõem essa articulação do local se desencaixam e perdem contato entre si.

POSSÍVEIS CAUSAS

A luxação no ombro é mais comum de acontecer em pessoas que praticam esportes ou que fazem alguma atividade que utilizem mais essa articulação.

No mais, ela também pode acontecer com mais facilidade em pessoas que são altamente flexíveis ou que tem as suas articulações soltas.

POSSÍVEIS SINTOMAS

Quando o paciente tem uma aparente luxação no ombro, é possível notar uma deformidade local e, normalmente, o paciente costuma sentir muita dor, principalmente se for nas primeiras vezes em que isso acontece.

POSSÍVEIS TRATAMENTOS

Quando o ombro sai do lugar original, o tratamento começa a ser realizado após uma avaliação médica, que indicará qual as melhores formas de cura, pois nesses casos, ocorrem diversas lesões ósseas e de ligamento também. Além disso, alguns tratamentos incluem a adoção de talas, medicação e reabilitação, além do endireitamento do osso.

Especialista Osten

AGENDE SUA CONSULTA

Fale conosco

Dúvidas ou informações? Entre em contato conosco.

Av. Cassiano Ricardo, 601

8º andar sala 82 | Edifício The One

Parque Residencial Aquarius | CEP: 12246-870

São José dos Campos | SP | Brasil

12 99657-0026

12 3308-5450

contato@ostenortopedia.com.br