QUESTÕES ORTOPÉDICAS EM CRIANÇAS

Vida de criança é assim: cheia de movimento, energia e, claro, às vezes um tombo ali, outro aqui. Nessa fase, movimentar-se é mais que saudável, e experimentar os limites do próprio corpo daz parte do aprendizado.

Não por coincidência a maior causa de lesões em crianças ocorre devido a quedas. No entando, também existem questões que afetam os pequenos já desde o nascimento, e que precisam ser analisadas por um especialista em Ortopedia Infantil. Nesse sentido, podemos falar de alterações ósseas, que podem ser congênitas ou não.

ALTERAÇÕES ÓSSEAS E DEFORMIDADES NO TÓRAX

Quando uma criança já nasce com uma alteração óssea, o pediatra logo faz o encaminhamento ao Ortopedista Infantil. No caso de Deformidades do Tórax, por exemplo, são condições que não apresentam melhoria com o tempo, causam dores nas costas e no pescoço, além de poder levar consequências ao desenvolvimento social da criança.

Os tipos mais comuns desse tipo de deformidade são:

  • Pectus Excavatum (peito em funil), em que a curvatura do peito é para trás;
  • Pectus Carinatum (peito de pombo), em que a curvatura do peito é para frente.

Aqui na Osten, somos especialistas nesse tipo de deformidade, que tem diagnóstico feito por exame físico, às vezes com exames complementares e que tem como segundo passo todo o suporte no planejamento cirúrgico, a partir de um diálogo com a família.

Nosso objetivo é que tudo seja feita da forma mais segura e tranquila possível para o paciente. Além da deformidade do tórax, outras alterações ósseas podem ser encontradas em crianças desde o nascimento e também serão diagnosticadas de forma minuciosa em nossa clínica por ortopedistas experientes e especializados.

Além de congênitas, as alterações ósseas podem também ser adquiridas, como uma escoliose ou mau alinhamento dos joelhos e isso exige o acompanhamento de um ortopedista pediátrico. Afinal, a criança não deve ser tratada como “um adulto pequeno” e precisa de um olhar atento para as questões suas questões tão particulares. Ainda que alguns problemas sejam similares no adulto, a condução e os tratamentos são diferentes.

FRATURAS

As crianças não param, e que bom! Estarem ativas mostra que estão saudáveis. E isso, em alguns momentos, podem levar a fraturas. Fraturas ósseas em crianças são mais comuns em os braços, pernas e tornozelos. Os já mencionados aqui acidentes, quedas, ou torções são os principais causadores disso.

As fraturas podem ser fechada, exposta ou patológica e os sintomas variam muito: vão de instabilidade articular a um simples inchaço e vermelhidão. Somente um Ortopedista Pediátrico poderá avaliar.

LESÕES LIGAMENTARES

Ao falar em ligamento, o joelho é o protagonista das lesões infantis causadas por traumas. E tratar essa lesão exige um conhecimento aprofundado em Ortopedia Pediátrica, pois é preciso preservar o crescimento ósseo e trabalhar de forma preventiva ao longo das etapas de desenvolvimento da criança.

Diferente do adulto, a criança está em formação, então os cuidados são específicos e devem ser respeitados.

Para tomar as melhores decisões no tratamento, uma boa conversa entre médico e família sempre pode esclarecer todo o processo. Assim, é possível fazer escolhas acertadas para cada realidade e questão em conjunto, com a orientação do especialista em Ortopedia Infantil. Afinal, estar seguro e tranquilo de tudo o que vai ocorrer nesse tratamento é essencial para obter melhores resultados.

Especialista Osten

AGENDE SUA CONSULTA

Fale conosco

Dúvidas ou informações? Entre em contato conosco.

Av. Cassiano Ricardo, 601

8º andar sala 82 | Edifício The One

Parque Residencial Aquarius | CEP: 12246-870

São José dos Campos | SP | Brasil

12 99657-0026

12 3308-5450

contato@ostenortopedia.com.br