DISTENSÕES

O QUE É?

Conhecido também como "estiramento", acontece quando o músculo das costas é submetido a um grande esforço. Pode ter vários níveis, mas em linhas gerais, tem como característica o desgaste ou o rompimento dos ligamentos da região, em maior ou menor grau. Propicia o comprometimento dos vasos sanguíneos, responsáveis pela irrigação da área distendida.

POSSÍVEIS CAUSAS

Pode acontecer por vários fatores, como carregar e levantar muito peso de forma errada, praticar exercícios que exigem muito esforço (causa que acomete muitos atletas), virar ou se contorcer de forma errada cotidianamente. Essas práticas inflamam o tecido mais flexível, levando a dores e até espasmos musculares. Alguns fatores de risco também favorecem a distensão, como idade mais avançada, desidratação, histórico de lesões, falta de aquecimento antes do exercício, uso de sapatos inadequados para determinadas atividades, alimentação desequilibrada e excesso de exercícios, causando fadiga muscular.

POSSÍVEIS SINTOMAS

O principal sintoma é a dor na região em que houve a distensão. Isso pode provocar pontadas, queimaduras, formigamentos, além de dores periódicas e constantes. Hematomas e edemas também podem aparecer na região e, consequentemente, dificuldade de se movimentar em função da dor.

POSSÍVEIS TRATAMENTOS

Varia de caso a caso. Em circunstâncias mais simples, o simples uso de gelo e compressa, aliado ao descanso, já conseguem resolver. O médico pode até recomendar o uso de anti-inflamatório, dependendo da situação. Em algumas situações, o tratamento precisa ser contínuo com o médico ortopedista, além de realizar sessões de fisioterapia. Em casos mais raros, pode haver necessidade de cirurgia. O tratamento e o tempo de recuperação são estabelecidos de acordo com a situação e o condicionamento físico do paciente.

INSTABILIDADE

O QUE É?

É quando acontece um movimento além do normal entre as vértebras. Geralmente, isso é causado pelo efeito degenerativo da osteoartrite.

POSSÍVEIS CAUSAS

Conforme as pessoas envelhecem, os discos entre as vértebras vão se desgastando, causando um movimento além do normal. A formação de esporas ósseas (protuberâncias ósseas) pode acontecer e se unir às vértebras danificadas, provocando pressão sobre os nervos em volta.

POSSÍVEIS SINTOMAS

Ao se alongar, levantar da cadeira ou carregar pesos, a dor pode surgir subitamente nas costas ou nas pernas. Aliada à ciática, é possível sentir uma sensação de que as articulações estão se movendo de forma indevida, provocando o "travamento" das costas. A dor pode piorar após longos períodos em pé ou sentado, além de provocar fraqueza nas pernas ou nos pés.

POSSÍVEIS TRATAMENTOS

Não cirúrgico: com sintomas leves, é possível aumentar os músculos ao redor da coluna com exercícios de reabilitação, além de fazer o uso de anti-inflamatórios, caso isso seja aconselhado pelo médico. Cirúrgico: para situações de dores contínuas e recorrentes, mesmo com exercícios e uso de medicamentos. Se houver lesão anterior, talvez seja necessária uma cirurgia de fusão espinhal para alívio dos sintomas. A reabilitação pode ser mais rápida ou mais lenta de pessoa para pessoa.

Especialista Osten

AGENDE SUA CONSULTA

Fale conosco

Dúvidas ou informações? Entre em contato conosco.

Av. Cassiano Ricardo, 601

8º andar sala 82 | Edifício The One

Parque Residencial Aquarius | CEP: 12246-870

São José dos Campos | SP | Brasil

12 99657-0026

12 3308-5450

contato@ostenortopedia.com.br